RELATÓRIO ANUAL DE
SUSTENTABILIDADE
2021

Governança

GRI 102-18

A estrutura de Governança da Rede D’Or São Luiz é formada pelo Conselho de Administração (CA) e uma Diretoria Executiva que implementa as diretrizes aprovadas pelo CA e coordena a gestão dos aspectos econômicos, ambientais e sociais das nossas atividades. Paulo Moll é nosso Diretor Presidente desde 1º de janeiro de 2020 e também membro efetivo do CA.

O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva têm o apoio da Comissão de Riscos Corporativos, do Conselho Fiscal (atualmente não instalado), do Comitê Executivo e de um Comitê de Auditoria. Para reforçar as principais diretrizes que norteiam os negócios da empresa, a Rede D’Or São Luiz possui diversas políticas que estão alinhadas aos aspectos ESG (Environmental, Social and Governance) e que têm como foco o alcance da excelência operacional, a segurança dos colaboradores e o desenvolvimento equilibrado entre crescimento econômico, responsabilidade social e ambiental.

Foi aprovada, em assembleia geral extraordinária, a reforma e consolidação do estatuto social da Rede D’Or São Luiz. Dentre as alterações aprovadas, destaca-se a transformação do comitê de auditoria em um comitê estatutário.

Ao longo de 2021, tivemos a atualização ou entrada em vigor dos seguintes normativos (aprovados em sede do Conselho de Administração ou Assembleia Geral, conforme o caso): Estatuto Social, Regimento Interno do Comitê de Auditoria, Política para Auditoria Interna, Política de Mudanças Climáticas, Política de Sustentabilidade, Política Ambiental, Política de Direitos Humanos, Política de Responsabilidade Social e Política de Remuneração. Em 15 de dezembro de 2021, foi aprovada, em assembleia geral extraordinária, a reforma e consolidação do estatuto social da Rede D’Or São Luiz. Dentre as alterações aprovadas, destaca-se a transformação do Comitê de Auditoria em um comitê estatutário.

Conselho de administração

Na Rede D’Or São Luiz, o Conselho de Administração é formado por no mínimo cinco e no máximo nove membros eleitos pelos acionistas em assembleia geral. Com mandato de dois anos, o Conselho tem a responsabilidade de estabelecer a estratégia de negócios, fiscalizar o cumprimento de metas e de decisões de gestão e acompanhar o nosso desempenho.

Temos o compromisso de manter, no mínimo, 2 ou 20%, o que for maior, de conselheiros independentes. Em 2021, esse percentual ficou em 28,57% e não houve alteração no quadro geral de membros. A reeleição é permitida e, seguindo as melhores práticas, o presidente do Conselho de Administração não participa da Diretoria Executiva, assim como os cargos de Presidente do Conselho de Administração e de Diretor Presidente ou principal executivo da Companhia não poderão ser acumulados pela mesma pessoa. A próxima eleição será em 29 de abril de 2022.

Composição do Conselho de Administração*

Efetivos Cargo Suplentes
Jorge Neval Moll Filho Presidente Jorge Neval Moll Neto
Heráclito de Brito Gomes Junior Vice-Presidente Fernanda Freire Tovar Moll
Paulo Junqueira Moll Membro do Conselho Renata Junqueira Moll Bernardes
André Francisco Junqueira Moll Membro do Conselho Paulo Manuel de Barros Bernardes
Pedro Junqueira Moll Membro do Conselho Alice Junqueira Moll
Stephen H. Wise Membro do Conselho Independente Willian H. McMullan
Wolfgang Stephan Schwerdtle Membro do Conselho Independente Paulo Menescal Barbosa

*Em 31/12/2021

Diretoria executiva

GRI 102-20, GRI 102-23

A diretoria executiva da Rede D’Or São Luiz é encarregada de administrar e gerir os negócios, a partir das diretrizes definidas pelo Conselho de Administração e/ou pelas decisões da Assembleia Geral de Acionistas.

A composição da nossa diretoria pode variar entre três e vinte membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e os demais diretores sem designação específica. O mandato é de três anos e a próxima eleição está prevista para 9 de outubro de 2023. A reeleição é permitida. Em 2021, tivemos a eleição de um novo diretor, Jamil Muanis Neto.

Composição da diretoria executiva*

Nome Cargo
Paulo Junqueira Moll** Diretor-presidente
Otávio de Garcia Lazcano Diretor financeiro e de relações com investidores
Maurício da Silva Lopes Diretor
Mauro Teixeira Sampaio Diretor
Rodrigo Gavina da Cruz Diretor
Leandro Reis Tavares Diretor
Jamil Muanis Neto Diretor

* Em 31/12/2021
** Membro do conselho de administração.

Comitês setoriais

GRI 102-22

Os comitês setoriais têm o papel de apoiar o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva na avaliação de temas relevantes para a Rede D’Or São Luiz e no subsídio de informações às demais instâncias para a tomada de decisão. Também faz parte de suas atividades o reporte a essas instâncias dos impactos sociais, econômicos e ambientais gerados pelas nossas atividades.

Comissão de sustentabilidade

promove o fortalecimento de nossas diretrizes e estratégias de sustentabilidade, assegurando uma atuação corporativa alinhada às nossas políticas.

Instâncias de assessoramento

O Conselho de Administração poderá criar comitês, permanentes ou não, para auxiliar no cumprimento de suas atribuições, com objetivos específicos. O Comitê de Auditoria é obrigatório de acordo com o estatuto social da Rede D’Or São Luiz e tem funcionamento permanente. É composto por no mínimo três membros, sendo que ao menos um deles deve ser Conselheiro Independente da Rede D’Or São Luiz, nos termos do Regulamento do Novo Mercado, ao menos um deve ter reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária e, ainda, a maioria deve ser independente, nos termos da Resolução CVM número 23/2021.

Entre as competências do Comitê de Auditoria, estão opinar sobre a contratação e destituição do auditor independente para a elaboração de auditoria externa independente ou outro serviço; supervisionar as atividades dos auditores independentes e das áreas de controles internos, auditoria interna e de elaboração das demonstrações financeiras; monitorar e avaliar a qualidade e integridade dos mecanismos de controles internos, das informações trimestrais, demonstrações intermediárias e demonstrações financeiras da Companhia, das informações e medições divulgadas com base em dados contábeis ajustados e em dados não contábeis que acrescentem elementos não previstos na estrutura dos relatórios usuais das demonstrações financeiras; avaliar e monitorar as exposições de risco; avaliar e monitorar, juntamente com a Administração e a área de auditoria interna, a adequação das transações com as partes relacionadas realizadas pela Companhia e suas respectivas evidenciações; e avaliar, monitorar e recomendar à Administração a correção ou aprimoramento das políticas internas; e elaborar relatório anual resumido.

O Comitê de Auditoria também é responsável por garantir a existência e o funcionamento do Canal de Denúncias, principal ferramenta de acompanhamento de denúncias acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis à Companhia, além de regulamentos e códigos internos, incluindo violações ao Código de Conduta em vigor.

Formado por membros da nossa Diretoria Executiva, atua na definição de diretrizes gerais de gestão, validação das propostas de pautas regulares, decisões sobre impasses e no acompanhamento dos resultados da Rede D’Or São Luiz.

Formada por membros da nossa Diretoria Executiva, atua na definição de diretrizes gerais de gestão, validação das propostas de pautas regulares, decisões sobre impasses e no acompanhamento dos resultados da Rede D’Or São Luiz.

Órgão consultivo e de caráter permanente, é composta por no mínimo três e no máximo nove membros, com participação de diversas áreas da Rede D’Or São Luiz. Tem como principal papel o de assessorar a Diretoria Executiva nos assuntos relacionados à sustentabilidade, incluindo o estabelecimento de diretrizes e ações corporativas. É ainda responsável por promover o fortalecimento de nossas diretrizes e estratégias de sustentabilidade, assegurando uma atuação corporativa alinhada às nossas políticas.

Com reunião ordinária nos quatro primeiros meses após o encerramento do exercício fiscal e, extraordinariamente, sempre que necessário, a Assembleia Geral de Acionistas será, via de regra, presidida pelo Presidente do Conselho de Administração e, na sua ausência ou na ausência de seu suplente ou de pessoa designada por ele, o presidente da Assembleia Geral será escolhido pela maioria dos votos dos acionistas presentes e este escolherá o secretário da mesa dentre os presentes, acionistas ou não.

A Companhia possui um Conselho Fiscal de funcionamento em caráter não permanente composto por três membros efetivos e igual número de suplentes, acionistas ou não, que somente será instalado mediante requisição de acionistas da Companhia, observado a legislação e a regulamentação aplicáveis. Os seus membros serão eleitos pela Assembleia Geral nos exercícios sociais em que for instalado, para análise das demonstrações financeiras do exercício em curso, com mandato até a primeira assembleia geral ordinária subsequente, admitida a reeleição.

Composição Acionária

GRI 102-7
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