RELATÓRIO ANUAL DE
SUSTENTABILIDADE
2021

Capital manufaturado

Nossa Rede D’Or São Luiz

Encerramos 2021 com 64 hospitais próprios e 3 hospitais administrados, 50 clínicas, 12 laboratórios e presença em 11 estados (Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais) e no Distrito Federal.

Reforçando o nosso compromisso com a ampliação de alcance e presença da Rede D’Or São Luiz, foram 12 novos hospitais em um ano e chegamos aos estados da Paraíba com o Hospital Nossa Senhora das Neves e o Clim; no Mato Grosso do Sul, com o Hospital Proncor; e em Minas Gerais, com o Biocor Hospital de Doenças Cardiovasculares.

Comemoramos ainda a nossa chegada à região Norte com a administração dos hospitais Yutaka Takeda e Cinco de Outubro, no Pará, de propriedade da Vale, cujo contrato com vigência de 10 anos foi assinado em 2021. Além destes, também somos responsáveis pela administração do Hospital Estadual da Criança, no Rio de Janeiro.

Em números, temos 10.618 leitos totais, sendo 8.946 leitos operacionais. Um total de 67 mil colaboradores diretos e indiretos oferecem atendimento integral e unificado a milhões de pacientes e acompanhantes diariamente.

Raio -X da Rede D’Or São Luiz

Unidades e Operações

Hospitais, clínicas e consultórios
A Rede D’Or São Luiz mantém uma extensa rede de hospitais, clínicas e consultórios que realizam da prevenção ao tratamento de alta complexidade, sempre com foco nos serviços de cuidado integrado, contínuo e coordenado. Mais informações sobre os hospitais da Rede D’Or São Luiz podem ser obtidas em CONSTRUÇÕES ENTREGUES (Capital Financeiro), e sobre as clínicas e consultórios em HOSPITAIS ADQUIRIDOS (Capital Financeiro)

Oncologia D’Or

Atualmente com 50 unidades, em oito estados e no Distrito Federal, nossa estrutura especializada em cuidados oncológicos conta com mais de 670 médicos e 1.100 colaboradores que se dedicam ao diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer. São atendidos, em média, 9.000 pacientes mensalmente. Informações mais detalhadas sobre a Oncologia D’Or podem ser encontradas no tópico ONCOLOGIA em Capital intelectual deste Relatório.

Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR)

Com um grande número de pesquisadores e profissionais de saúde altamente qualificados, além de parcerias estratégicas com universidades e instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais, o IDOR é o braço de pesquisa e inovação da Rede D’Or São Luiz, apoiando o desenvolvimento da ciência, da inovação e das tecnologias em saúde. Em 2021, o IDOR redirecionou o esforço dos seus pesquisadores para o combate ao coronavírus, abrindo 10 frentes de pesquisa (Ciência IDOR contra Covid). Dessa forma, auxiliou na plataforma de saúde mental, contribuição nos testes de eficácia da vacina e disseminação de informações para a sociedade. Ao mesmo tempo, manteve suas áreas originais de pesquisa.

D’Or Consultoria

Administrando mais de 2,2 milhões de vidas e com mais de 1,7 mil clientes, a D’Or Consultoria reúne especialistas em seguros e benefícios corporativos. Está presente em sete estados brasileiros e tem como papel realizar a gestão operacional, gestão de risco e de saúde, consultoria, diagnóstico e avaliação de mercado, serviços de marketing e comunicação especializada.

D’Or Soluções

Oferecemos soluções personalizadas para as empresas por meio da D’Or Soluções, um novo conceito de consultoria que integra gestão em saúde e segurança do trabalho à maior rede hospitalar do Brasil.

Gestão Total da Saúde (GTS)

Por meio da GTS, a Rede D’Or São Luiz disponibiliza um conjunto de serviços integrados de gerenciamento e gestão total da saúde; coordenação da Atenção Primária, Atenção Ambulatorial de Média e Alta Complexidade e Atenção Hospitalar; agendamento de consultas, exames complementares, procedimentos e regulação dos procedimentos ambulatoriais e médico-hospitalares.

Richet Medicina & Diagnóstico

Atua, tanto na área hospitalar quanto em parceria com clínicas especializadas em fertilidade, check-up executivo, geriatria, medicina esportiva, apoio nutricional e medicina do trabalho. Fornece também estrutura de atendimento laboratorial a centros de pesquisa clínica com apoio técnico, operacional e logístico.

52 hospitais acreditados

ou seja, 81% de nossa rede chegou ao final de 2021 com status de acreditado.

Acreditação

Para validação do padrão de qualidade adotado na Rede D’Or São Luiz, submetemos nossas instituições a avaliações externas de Acreditação. A definição do modelo a ser adotado, se pela Metodologia Nacional de Acreditação (ONA) ou pelos padrões internacionais (Joint Comission – JCI, NIAHO ou Qmentum) varia de acordo com o perfil e a estratégia da organização. Ao final de 2021, 81% dos hospitais (52 unidades) tinham o status Acreditado.

Em 2021, tivemos 8 novas certificações (Bangu, Real D’Or, Ribeirão Pires, São Carlos e Samer acreditados ONA 1; e DF Star, São Luiz Anália Franco e São Luiz Morumbi com a primeira certificação pela Joint Comission International – JCI). Além disso, tivemos 10 recertificações (4 pela ONA – Niterói D’Or, Oeste D’Or, Assunção e Esperança Olinda; 5 pelo Qmentum – Barra D’Or, Quinta D’Or, Aliança, ViValle e Brasil; e 1 pela JCI – Memorial São José). Também tivemos 2 unidades com upgrade de ONA 2 para ONA 3 – São Luiz São Caetano e Bartira.

Ao longo do ano, as nossas clínicas Acreditar Pio X, Biosphere e Anchieta, no Distrito Federal, obtiveram novamente a Acreditação JCI, que certifica o cumprimento de requisitos internacionais de boas práticas assistenciais. Já a Oncologia D’Or São Caetano, obteve a re-acreditação ONA. A recertificação confirma a manutenção dos padrões de qualidade nos cuidados aos pacientes oncológicos e reafirma nossa preocupação com a qualidade e segurança no atendimento de cada paciente. Em setembro, foi a vez da Oncologia D’Or Taquatinga, clínica recém-inaugurada em Brasília, ser certificada pela JCI. Clínicas, localizadas dentro de hospitais da Rede D’Or São Luiz, também receberam acreditações ao longo de 2021 junto com os hospitais. Foi o caso da clínica localizada no DF Star, que recebeu a certificação JCI, assim como a clínica do Hospital Anália Franco. Já a clínica do Hospital Assunção obteve a re-acreditação ONA.

Nossa tecnologia

Possuímos na Rede D’Or São Luiz o maior parque robótico do Brasil: são 18 robôs em 17 hospitais: São Luiz Itaim, São Luiz Morumbi, Brasil, Quinta D’Or, CopaStar, Copa D’Or, Barra D’Or, Esperança, Vila Nova Star, São Luiz Anália Franco, São Vicente, São Rafael, Santa Helena, DF Star, São Lucas, São Luiz Jabaquara e Aliança.

A cirurgia robótica é a tecnologia mais avançada que disponibilizamos para cuidar da saúde de nossos pacientes. O uso de robôs garante maior precisão nos movimentos, visão tridimensional para o cirurgião, menor tempo de internação, menor risco de infecções e recuperação mais rápida e de maior qualidade no pós-operatório.

Cirurgias robóticas realizadas

Quantidade

De 2015 até 2021, realizamos 18.010 cirurgias e 20.461 procedimentos com a tecnologia robótica. Em alinhamento ao investimento nos equipamentos de ponta, desde 2016 investimos também na capacitação e atualização de médicos da Rede D’Or São Luiz e externos com o Programa de Certificação em Cirurgia Robótica. Com a chancela do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) em qualidade e eficácia, já certificamos mais de 260 médicos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Distrito Federal. Somente em 2021 foram emitidos 141 certificados (102 para nosso corpo médico e 39 externos), ante 38 em 2020 (33 internos e 5 externos)

De 2015 até 2021, realizamos 18.010 cirurgias e 20.461 procedimentos com a tecnologia robótica. Em alinhamento ao investimento nos equipamentos de ponta, desde 2016 investimos também na capacitação e atualização de médicos da Rede D’Or São Luiz e externos com o Programa de Certificação em Cirurgia Robótica.

Sustentabilidade nas construções hospitalares

Buscando cada vez mais agir de forma consciente de seus impactos nas localidades em que estamos presentes, temos adotado na Rede D’Or São Luiz uma série de critérios de sustentabilidade nos projetos de novas construções. Os principais focos estão na redução do consumo de energia e água e no aumento da segurança das instalações.

Nesse sentido, destacamos a adoção de um sistema predial automatizado em áreas críticas de nossas unidades (centros cirúrgicos, salas de isolamento, centros obstétricos e salas de exames) para controlar, comandar e monitorar os sistemas de ar-condicionado, ventilação e exaustão a maior parte do tempo. As práticas sustentáveis valem também para os prédios administrativos.

Em 2021 temos um projeto inovador como exemplo mais sustentáveis, Saiba mais em MATERNIDADE STAR em Capital natural, na cidade de São Paulo, totalmente projetada para atender aos aspectos ESG.

Para reforçar nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e com a saúde da população, a Rede D’Or São Luiz aderiu ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) em 2015. Hoje já são 42 hospitais participantes. Desses, 17 foram reconhecidos em 2021, durante o Seminário Hospitais Saudáveis, por participarem de dois projetos simultaneamente – Desafio de Clima e Desafio de Resíduos – e outros 16 hospitais da Rede D’Or São Luiz tiveram reconhecimento por participarem simultaneamente de três projetos – Desafio de Clima, Desafio de Energia e Desafio de Resíduos.

Redução no consumo de energia

  • Iluminação 100% LED;
  • Vidros insulados nas fachadas;
  • Câmara de ventilação entre o isolante e o acabamento das fachadas;
  • Placas solares;
  • Aquecimento de água para o banho com uso de trocador de calor do chiller de ar-condicionado;
  • Sistema de ar-condicionado HVAC;
  • Chillers de alta eficiência;
  • Utilização de revestimentos de cor clara nas coberturas para reflexão dos raios solares, com consequente redução da térmica nestas superfícies;
  • Setorização da iluminação de um mesmo ambiente, através de interruptores, para permitir uso localizado e aproveitamento da luz natural, inclusive instalação de sensores de presença em locais que não exijam iluminação constante, como garagens, circulações, hall de elevadores e escadas.

Iniciativas em prol da mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

  • Migração do consumo de energia do Mercado Cativo para o Mercado Livre, priorizando fonte renovável;
  • Instalação de catalisadores nos geradores.

Redução no
consumo de água

  • Implantação de caixas de retardos e reuso para higienização de estacionamentos, salas de resíduos e carros da hotelaria;
  • Restritor de vazão em torneiras e chuveiros e instalação de torneiras com acionamento automático.

Aumento da segurança
das instalações

  • Normativas específicas de proteção contra incêndio e metodologia própria para combater e mitigar riscos;
  • Realização de auditorias e aplicação de medidas corretivas e preventivas quando necessário.

Adesão à Campanha Race to Zero

Nosso compromisso na Race to Zero:

  • descarbonizar nossas instalações;
  • reduzir em 36% as emissões por intensidade até 2030;
  • atingir o valor líquido de zero emissões até 2050.

Em 2021, a Rede D’Or São Luiz aderiu à campanha mundial Race to Zero e assumiu o compromisso de descarbonizar suas instalações, reduzir a intensidade de emissões até 2030 e atingir o valor líquido de zero emissões até 2050. A Rede D’Or São Luiz é uma das nove instituições brasileiras de saúde que se juntam ao grupo participante da campanha, formada por mais de três mil hospitais e sistemas de saúde em 18 países. A Race to Zero é apoiada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e reúne lideranças e atores de diversos setores comprometidos em cumprir as metas do Acordo de Paris.

Em alinhamento com seu engajamento no assunto, a Rede D’Or São Luiz também participou, em 2021, da 14ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2021, com o tema “Corrida para o zero: o argumento do setor saúde para o enfrentamento à emergência climática” e realizado por meio de uma parceria entre o Centro de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com a organização internacional Saúde Sem Dano.

Vale ressaltar que a Rede D’Or São Luiz iniciou em 2016 o inventário de gases de efeito estufa (GEE), como piloto na unidade de Anália Franco e no ciclo de 2021, cujo o ano base foi 2020, 48 unidades hospitalares faziam seus inventários. Agora já são 78 unidades de negócios, sendo 61 hospitais, dez laboratórios Richet e sete clínicas oncológicas fazendo inventário de suas emissões, todos submetidos a verificação externa.

Faça download do relatório.
BAIXAR
Rede D’Or © 2022 - Todos os direitos reservados. Políticas de privacidade
designed by blendON
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram