RELATÓRIO ANUAL DE
SUSTENTABILIDADE
2021

Capital intelectual

Inovação

A área de Dados & Inovação, comprometida com o futuro da companhia e entendendo que os dados compilam um universo de informações pertinentes para o seu sucesso, vem desenvolvendo dois projetos principais e estruturantes para a empresa.

O Data Lake é uma área que permite armazenar dados de diferentes fontes, em formatos diversos. São dados que podem ter uso em inteligência artificial, receitas, atendimentos hospitalares ou atender a outras necessidades, tendo como base três pilares importantes: variedade, volume e velocidade com alta disponibilidade dos dados.

Outro projeto de extrema importância é o repositório clínico, uma base de armazenamento contendo mais de cinco milhões de pacientes das principais unidades da Companhia. Contamos com dados do prontuário eletrônico, exames, laudos e imagens compilados e unificados para uso em predições de saúde, apoio ao diagnóstico do paciente, armazenagem do histórico de saúde e da sua movimentação pelas unidades da Rede D’Or São Luiz.

Por sua importância e criticidade, todos os dados são guardados em nuvem e criptografados com acesso extremamente restrito. Esta armazenagem proporciona alta segurança, alta disponibilidade e privacidade total dos dados.

29 milhões de visitas

em nossa plataforma digital, em 2021. Onde o usuário pode agendar consultas médicas presenciais ou à distância, pedir uma segunda opinião médica, agendar e cessar os resultados de exames.

Mantemos uma constante ambição de estar na fronteira do desenvolvimento tecnológico e digital no que se refere ao cuidado do paciente e à saúde de forma ampla. Para tanto, realizamos investimentos para que os usuários possam agendar de forma on-line, por meio do nosso site (www.rededorsaoluiz.com.br), consultas médicas presenciais ou a distância, exames complementares, segunda opinião médica, acessar os resultados de exames e, inclusive, gerenciar a saúde de forma coordenada com profissionais de saúde extremamente qualificados. Em 2021, tivemos um grande incremento de visitas, que passou de 15,7 milhões para 29 milhões. O número de exames visualizados na plataforma também registrou crescimento e chegou a 6,5 milhões (contra 1,1 milhão no ano anterior).

Os agendamentos de consulta por meio da plataforma representaram 30% do total de agendamento das Rede D’Or São Luiz, um incremento de 102% em relação ao mesmo período de 2020. Já o agendamento de exames pela plataforma representou 7% no total de agendamento de exames, ou 11% quando somado aos canais via chatbot no WhatsApp.

Na Rede D’Or São Luiz, acreditamos no investimento em tecnologia como forma de contribuição para o nosso melhor desempenho em diferentes frentes. Para apoiar nossos colaboradores, implementamos constantemente tecnologias de automação de rotinas operacionais que possam contribuir para o melhor resultado das ações.

Em 2021, tivemos o lançamento do aplicativo RH Digital, com foco em praticidade e facilidade para os colaboradores no acesso aos principais serviços de RH e às comunicações da empresa. Em consequência, passamos a ter um canal de informação e serviços inovador, ágil e acessível, com um atendimento de RH online, na palma da mão, a qualquer momento, de qualquer lugar. O app RH Digital segue em desenvolvimento e ganhando novas funcionalidades.

Além de comunicados, informações sobre benefícios e demonstrativo de pagamentos, a última versão já possibilita acessar diretamente o chat da Central de Apoio ao Colaborador, abrir chamados e solicitações e verificar o Espelho de Ponto.

A Central de Apoio ao Colaborador proporciona maior agilidade e conectividade na oferta de soluções de serviços de recursos humanos e o uso da plataforma HCM (Human Capital Management), que permite o gerenciamento de todo o ciclo do colaborador, desde o treinamento até a sucessão, de forma integrada e automatizada.

IDOR

Somos os principais mantenedores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a evolução da ciência, de forma a melhorar a condição de vida humana. Para isso, combina pesquisa de ponta, capacitação profissional e desenvolvimento tecnológico na área da saúde.

Fundado em 2010, no Rio de Janeiro, o IDOR trouxe importantes contribuições para a saúde pública nacional e internacional, como no entendimento do papel do vírus Zika nas malformações do sistema nervoso e nas pesquisas voltadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

As primeiras áreas de pesquisa do IDOR foram a neurociência – que é, até hoje, um dos destaques da atuação do Instituto –, a medicina intensiva e a medicina interna. Com o passar dos anos, outras áreas, como a pediatria, a oncologia, a cardiologia, a patologia e a hematologia, aumentaram seu espaço no IDOR. Hoje, o Instituto conta com uma equipe diversificada de cientistas, que produzem pesquisas translacionais, ou seja, correlacionam as informações obtidas na bancada dos laboratórios aos dados clínicos relativos ao cuidado dos pacientes.

A excelência da pesquisa desenvolvida no IDOR viabiliza inúmeras parcerias internacionais e centenas de publicações em revistas científicas de grande prestígio. Além disso, o Instituto também contribui significativamente para a formação de profissionais da área da saúde nas diferentes esferas do ensino, incluindo graduação, pós-graduação stricto sensu, residência médica e multiprofissional, aperfeiçoamento e cursos de capacitação, atividades que deram origem à Faculdade IDOR de Ciências Médicas, fundada em 2017.

Em paralelo à ampliação de suas frentes de atuação, o IDOR também vem ampliando suas fronteiras geográficas. No Rio de Janeiro (RJ), além da sede em Botafogo, conta, hoje, com um amplo espaço dentro do Hospital Glória D’Or, dedicado à pesquisa clínica. Além disso, ganhou unidades em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Brasília (DF), que atuam de forma integrada em pesquisa, ensino e inovação. O IDOR estende sua pesquisa a outras capitais brasileiras, contando com a estrutura da Rede D’Or São Luiz nesse processo.

Mais de 100 pesquisadores

que compõem o time do IDOR têm contribuído diretamente nos avanços científicos do país.

Mais de 300 artigos

foram publicados em periódicos científicos internacionais, em 2021, como resultado do esforço de nossos pesquisadores e colaboradores. Cerca de 110 eram relacionados à Covid-19.

Produção e pesquisa

GRI 103-2, 103-3

O alto grau de comprometimento com a ciência que mantemos no IDOR se reflete no número geral de publicações, que têm alcançado a média de 300 papers por ano. No nosso time, mais de 100 pesquisadores têm contribuído diretamente nos avanços científicos do país ano após ano.

Os investimentos na instalação de um parque tecnológico para a geração de imagens de alta qualidade também foram fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas de neurociências, incluindo estudos sobre atividade cerebral em diferentes doenças, em situações de dependência química e na esfera do julgamento moral. Além disso, no Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA) do IDOR, um time formado por especialistas nas áreas de neurologia, psiquiatria, radiologia, psicologia e terapia ocupacional oferecem assistência multiprofissional especializada para crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem e adultos e idosos com dificuldades de memória ou sinais de demência.

O IDOR desenvolve projetos de pesquisa em outras áreas da Medicina, como Terapia Intensiva, Cardiologia, Pediatria, Oncologia, Hematologia, Gastroenterologia, Hepatologia, Doenças Infecciosas, Vacina, Patologia, Terapia Celular e Ciência de Dados.

Ensino

Além das publicações científicas que fundamentam práticas clínicas e outras intervenções em saúde, o IDOR também atua na formação de profissionais qualificados. Parte das atividades de ensino ocorrem por meio da Faculdade IDOR de Ciências Médicas, cuja criação foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017. Atualmente, os cursos são realizados na sede do IDOR em Botafogo, Rio de Janeiro (RJ), com treinamento prático dos alunos em hospitais da nossa Rede D’Or São Luiz. Em 2022, a Faculdade será instalada junto ao Hospital Glória D’Or, em um complexo arquitetônico histórico no coração do Rio de Janeiro.

A atuação do IDOR em ensino abrange diferentes níveis, desde a graduação até o doutorado, incluindo cursos de extensão, pós-graduação lato sensu, residência médica e multiprofissional, entre outros.

Para 2022, está prevista a abertura do curso de graduação em Enfermagem, que irá se juntar ao já oferecido Tecnologia em Radiologia. Entre os diferenciais do novo curso, estão: disciplinas de cuidados em terapia intensiva, pronto atendimento e oncologia. Outra inovação da Faculdade IDOR é formar seus alunos em gestão e liderança, além de apresentar a área de atuação da enfermagem para além da assistência hospitalar: gestão da segurança do paciente, auditoria de contas, controle de infecção hospitalar, pesquisa clínica, atendimento ambulatorial e home care são alguns exemplos.

Um dos destaques de 2021 da área de ensino do IDOR foi o início de um programa de residência multiprofissional, com vagas para graduados nas áreas de farmácia, nutrição e enfermagem, com foco na formação de profissionais para atuação no atendimento a pacientes oncológicos.

O IDOR também oferece programas de estágio acadêmico, residência médica, capacitação em cirurgia robótica (leia mais sobre o assunto no tópico NOSSA TECNOLOGIA) e doutorado em ciências médicas.

Ensino à distância

Com a suspensão de atividades presenciais de ensino motivada pela pandemia, a Faculdade IDOR rapidamente se estruturou e passou a oferecer aulas virtuais, gerando uma nova oportunidade de expansão de suas atividades: a modalidade EAD. O ensino a distância possibilitará a expansão dos cursos, com aumento do número de alunos e envolvimento de unidades hospitalares da Rede D’Or São Luiz em diferentes estados brasileiros.

IDOR em números

+30 mil

CITAÇÕES EM REVISTAS CIENTÍFICAS

+300 estudos

em revistas científicas nacionais e internacionais em 2021

+1700

publicações em revistas científicas

+90

eventos em 2021

+100

pesquisadores

colaborações

científicas em 60 países

+4000

alunos entre 2016 e 2021

+30 programas

de residência MÉDICA no eixo RJ, SP e BA

+100

Médicos Residentes em formação

1 programa

de doutorado

Inovação no IDOR

GRI 103-2, 103-3

Entre os principais objetivos estratégicos do IDOR, está a missão de inovar a partir das descobertas científicas e tecnológicas de seus grupos de pesquisa, atuando no desenvolvimento de novos Fármacos; Biofármacos; Terapias avançadas; Terapias digitais; Novas soluções para medicina personalizada; Softwares de apoio à medicina à distância; Softwares para o auxílio ao diagnóstico; Softwares para o auxílio à decisão terapêutica e Equipamentos médicos.

Seu credenciamento como uma Unidade Embrapii Especializada em Biotecnologia Médica foi um importante marco alcançado no ano 2021, que evidencia a sua notória especialização nas seguintes sublinhas:

O IDOR

mantém um alto grau

de comprometimento com a ciência, demonstrado por meio dos estudos publicados anualmente nos principais periódicos científicos nacionais e internacionais.

O Open D’Or é a agência de inovação responsável por apoiar o IDOR em seu processo de inovação. Para isso, atua na realização de estudos de mercado, identificação de oportunidades de inovação, apoio à captação de investimentos públicos e privados, negociação de parcerias, gestão de projetos, gestão de ativos de propriedade intelectual e estímulo ao empreendedorismo científico.

Além disso, se dedica ativamente ao fomento à cultura de inovação, realizando o Encontro IDOR de Ciência, Tecnologia e Inovação – atualmente em sua segunda edição –, oferecendo treinamentos internos e implementando políticas de estímulo à inovação.

Confira a seguir os números do Open D’Or em 2021:

1.576

potenciais parceiros mapeados

10

estudos de mercado

3

visitas técnicas

13

parcerias importantes

estabelecidas com startups, empresas e institutos de ciência e tecnologia

10

produtos em desenvolvimento

3

licenças de software e hardware

1

patente

1

spin-off

Atuação do IDOR na pandemia

Em resposta à pandemia causada pelo novo coronavírus, o IDOR mobilizou a maior parte de seus pesquisadores e colaboradores para implementar uma ampla plataforma de pesquisa contra a Covid-19, com 10 frentes de estudos. O "Ciência IDOR contra a Covid-19" compreende pesquisas sobre o entendimento do comportamento do vírus em laboratório e seus efeitos em diferentes células e tecidos, teste de drogas para neutralizar ou reduzir os efeitos do vírus, reconhecimento de marcadores biológicos da doença que permitiriam predizer seu desfecho, estudos clínicos em pacientes com diferentes comorbidades, terapia celular, avaliação do impacto do medo e da reclusão e a aplicação de inteligência artificial em análises de imagens radiológicas. Esse esforço já resultou em mais de 110 artigos publicados em periódicos científicos internacionais e recebeu atenção em diversos eventos científicos mundiais.

O IDOR também se preparou para realizar em poucas semanas os testes com a Vacina de Oxford em 4 mil voluntários em duas cidades diferentes, Rio de Janeiro e Salvador. A preparação envolveu investimentos estruturais, seleção e treinamento de 100 pessoas para recrutar, aplicar a vacina e acompanhar os voluntários durante um ano (período do estudo). Na sequência, outros quatro estudos com diferentes imunizantes (estudos com cinco vacinas contra a covid-19 no total) passaram a fazer parte da pauta de ações do IDOR no enfrentamento da Covid-19, somando um total de 6.600 voluntários participantes.

Além da preocupação com os aspectos fisiológicos da doença e com as vacinas para sua prevenção, o IDOR também agiu para amenizar os efeitos negativos da pandemia na saúde mental da população, criando uma plataforma on-line gratuita que disponibiliza periodicamente dicas e exercícios baseados em descobertas científicas para melhorar sintomas de ansiedade e depressão, entre outras dicas de bem-estar. O Portal IDOR de Saúde Mental é liderado por profissionais de psicologia e psiquiatria do IDOR, e já chegou a contabilizar mais de 60.000 acessos em um único dia.

O IDOR criou ainda, em parceria com a Zoox Smart Data, um aplicativo para análise geoespacial da contaminação por Covid-19, o “Dados do Bem”. A ferramenta foi adotada por diversos gestores municipais como auxiliar no planejamento estratégico de controle da doença, orientando a realização de exames e gestão de espaço físico.
O aplicativo registrou mais de 1,5 milhão de downloads, sendo utilizado por mais de 1 milhão de pessoas para a autoavaliação e orientando a realização de 250 mil testes para a doença. O aplicativo Dados do Bem encerrou suas principais atividades em março de 2021, mas segue à disposição do poder público de acordo com as necessidades da pandemia.

Da esquerda para a Direita: Dra. Ana Pittella, Principal Investigatora do estudo da vacina na unidade IDOR-RJ, Dra. Sue Ann Costa Clemens, representante do estudo de Oxford no Brasil, Dr. Andrew Pollard, diretor do Grupo de Vacina da Universidade de Oxford e Dra Fernanda Tovar-Moll, presidente do IDOR.

Oncologia

A Oncologia D’Or, nossa estrutura especializada em cuidados oncológicos, conta com 50 unidades em oito estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Paraná) e no Distrito Federal. Nestas unidades, mais de 670 médicos e cerca de 1.100 colaboradores com diferentes formações se dedicam ao diagnóstico e ao tratamento de diferentes tipos de câncer, tumores sólidos e neoplasias hematológicas, prestando serviços de nível internacional no cuidado de todos os pacientes.

Em 2021, foram realizados em média 40 mil atendimentos mensais, aplicando os diferentes tratamentos antineoplásticos – quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia, homonioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea – em aproximadamente nove mil pacientes.

1.100

colaboradores

com diferentes formações se dedicam ao diagnóstico e ao tratamento dos diferentes tipos de câncer

A atuação integrada dos oncologistas clínicos e hematologistas, dos patologistas e dos médicos de outras especialidades envolvidos no tratamento do câncer em cada um dos nossos hospitais, é um dos diferenciais da Oncologia D’Or. Esse modelo de trabalho proporciona mais agilidade para o diagnóstico e maior acerto no desenho das estratégias de tratamento. O modelo de atuação integrado é facilitado pelas reuniões multidisciplinares diárias (Tumor Board) para discussão de casos on-line, aproximando os médicos da Rede D’Or São Luiz envolvidos nos cuidados dos pacientes oncológicos de todo o Brasil. Há também encontros semanais nas diferentes áreas de oncologia que reúnem as principais lideranças da Oncologia D’Or, melhorando a tomada de decisões e facilitando o alinhamento das condutas médicas na nossa rede.

Para explorar ainda mais a sinergia entre os diferentes serviços da Rede D’Or São Luiz, em benefício dos pacientes oncológicos, fortalecemos a Linha Verde, um projeto pioneiro na oncologia no país, que cria um fluxo integrado entre as unidades de diagnóstico, cirurgia e tratamento oncológico, com facilitação para agendamento de exames e cirurgias. Com o apoio da Linha Verde, é possível reduzir o tempo de espera para diagnósticos e procedimentos dos pacientes com câncer, o que muitas vezes pode representar um melhor desfecho clínico.

Em 2021, inauguramos unidades da Oncologia D’Or em diferentes regiões do país. Em Brasília, foi aberta a Unidade Taquatinga, que conta com uma área de 700 m², reúne seis consultórios oncológicos, oito boxes de infusão individuais com TV, quatro leitos de infusão individual e serviço de touca de resfriamento. No estado da Bahia, a unidade Pituba, localizada na cidade de Salvador, também iniciou o atendimento aos pacientes. Já em São Paulo, duas unidades foram inauguradas: Oncologia D’Or Osasco e Centro de Infusão do Hospital IFOR.

Além disso, a Oncologia D’Or investiu em obras de modernização das unidades Icaraí, na cidade de Niterói (RJ) e Fujiday, em Fortaleza (CE), que passaram a contar com infraestruturas mais modernas e ambientes mais amplos e confortáveis para acolher melhor os pacientes.

A Oncologia D’Or também adquiriu duas unidades em 2021: Oncologia D’Or no Hospital Summer, localizado em Resende, interior do estado do Rio de Janeiro, e Oncologia D’Or Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR).

As farmácias da Oncologia são fundamentais para assegurar a qualidade das terapias antineoplásticas, contribuindo para garantir maior segurança, agilidade e economia nos processos de preparação dos medicamentos.

Ao longo de 2021, a equipe de Farmácia implementou os processos Data Matrix, Inspeção Visual de Manipulações, Fracionamento Informatizado e Central de Etiquetagem que contribuem para a automação de processos, gerando mais segurança para o paciente e redução da impressão de papéis. Para melhorar a comunicação entre a própria equipe, foi implementada a Passagem de Plantão, em que todos compartilham uma planilha com os detalhes dos processos que estavam sendo executados no momento em que um plantão foi finalizado.

O Prontuário Eletrônico dos Pacientes (PEP) da Oncologia D’Or, implantado em toda a nossa rede de cuidados oncológicos para registro e gestão dos dados de pacientes, é um elemento fundamental na estratégia de alinhamento de condutas e estabelecimento de um padrão de qualidade assistencial único para todo o Brasil.

Em 2021, os sistemas de informação da Oncologia D’Or reconheceram mais de 59 mil pacientes, que tiveram seus dados registrados em mais de 172 mil consultas, gerando aproximadamente 250 mil prescrições e 97 mil solicitações de exames. A utilização da telemedicina foi outra conquista importante no período, trazendo mais segurança e conforto para o cuidado dos pacientes oncológicos durante essa nova etapa da pandemia. No período, mais de três mil pacientes foram atendidos de forma remota.

3 mil pacientes

foram atendidos por nossa telemedicina com segurança e conforto, durante a nova etapa da pandemia.

O Aplicativo do Paciente vem sendo progressivamente utilizado nas diversas regiões do país, com pacientes sendo orientados a adotar a ferramenta como um meio adicional de contato com as equipes de enfermagem. Em 2021, mais de dois mil pacientes em tratamento utilizaram a ferramenta para relatar sintomas e controlar suas agendas. Pensando naqueles com restrições ao uso de ferramentas digitais, a Agenda do Paciente foi inteiramente revista para uso de forma complementar ao aplicativo.

No começo de 2021, vimos o número de casos de Covid-19 crescerem novamente. Para reduzir o risco de contágio entre os nossos médicos, seguimos mantendo a maioria das reuniões de forma virtual, medida que estendemos também para nossos simpósios internacionais.

Repetindo o modelo já apresentado em 2020, realizamos cinco simpósios científicos on-line pela Oncologia D’Or: VI Simpósio Internacional de Hematologia Oncologia D’Or, em maio; VI Simpósio Internacional de Urooncologia Oncologia D’Or, em julho; VI Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão Oncologia D’Or, em agosto; VIII Simpósio Internacional de Câncer Gastrointestinal D’Or, em setembro; e VI Simpósio Internacional de Câncer de Mama Oncologia D’Or, em outubro.

Contamos com a participação de 160 palestrantes de renome nacional e internacional durante os cinco encontros, que reuniram perto de 2.800 participantes (em sua maioria médicos) para acompanhar mais de 40 horas de conhecimento científico original sobre os principais avanços da oncologia. O conteúdo apresentado on-line e outros materiais inéditos foram disponibilizados em um site exclusivo aos participantes para consultas futuras.

Qualidade

Desde outubro de 2020, adotamos o Sistema Quali D’Or para a geração de indicadores que permitam a otimização dos dados de qualidade técnica e uma excelente oportunidade de benchmarking entre os hospitais da Rede D’Or São Luiz. A ferramenta está acessível para a utilização de 61 hospitais e traz inúmeros benefícios, como a melhoria da disponibilidade, da qualidade e do uso dos dados para tomada de decisão; a comparação com maior facilidade do desempenho das diversas unidades; o aprendizado com os melhores resultados; e o estímulo à superação, de forma a melhorar progressivamente o nosso desempenho global.

Em outubro de 2021, incluímos o perfil Materno-Infantil para utilização das principais funcionalidades, totalizando 52 indicadores. A Rede D’Or São Luiz assegura que o tratamento exclusivo dos dados inseridos no sistema está de acordo com a Lei 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Indicadores de qualidade técnica 2019 2020 2021
Tempo médio de permanência (UTI) adulto - dias 5,00 5,64 6,29
Taxa de reinternação em unidades fechadas em até 24 horas (UTI adulto) - % 0,36 0,43 0,33
Taxa de letalidade padronizada do hospital (observada/ esperada) – Escore (<1,00>) 0,46 0,65 0,68
Densidade de incidência de infecção primária da corrente sanguínea IPCS – por mil 0,88 1,43 1,56
Densidade de incidência de infecção do trato urinário associada ao CVD – ITU – por mil 0,79 0,65 0,73
Densidade de incidência de pneumonia associada a ventilação mecânica – PAV – por mil 1,43 2,57 2,92
Densidade de incidência de lesão por pressão – por mil 0,45 0,73 0,64

O Aplicativo do Paciente vem sendo progressivamente utilizado nas diversas regiões do país, com pacientes sendo orientados a adotar a ferramenta como um meio adicional de contato com as equipes de enfermagem.

Para divulgação das práticas desenvolvidas em nossos hospitais, promovemos em 2021 a 3ª Mostra de Qualidade Rede D’Or São Luiz. A proposta é que cada unidade incentive seus profissionais a apresentar os resultados obtidos com boas práticas implementadas.

Tivemos 47 hospitais participantes, com 462 trabalhos inscritos (número 5,5% maior do que em 2020) em sete eixos temáticos: casos clínicos, cultura da segurança, diminuição do desperdício, experiência do paciente, melhoria de processos, práticas inovadoras e iniciativas para o enfrentamento da pandemia.

Uma banca avaliadora composta por 90 profissionais conferiu pontuação aos trabalhos. Os 40 melhores foram selecionados para publicação de anais Rede D’Or São Luiz e, destes, os 22 melhores realizaram apresentação em evento on-line aberto a todos os colaboradores. Na avaliação final foram premiados sete trabalhos, e três hospitais receberam menção honrosa pelo maior número enviado à Mostra. Dentre os trabalhos premiados na edição anterior, realizada em 2020, dois foram publicados.

A construção de padrões próprios para avaliação da qualidade e segurança em todos os nossos hospitais (Manual de Práticas Assistenciais Rede D’Or São Luiz) nasceu da expectativa de irmos além da acreditação. Temos o objetivo de avaliar as práticas assistenciais exercidas pelos hospitais da Rede D’Or São Luiz, garantindo o padrão mínimo de atendimento, qualidade técnica e identificando boas práticas a serem compartilhadas entre as unidades.

O programa inclui boas práticas de qualidade e segurança do paciente, requisitos de atendimento às legislações e orientações dos diversos modelos de acreditação. Ao final de cada visita técnica com avaliação dos requisitos do Manual de Práticas Assistenciais, um relatório indica a pontuação do atendimento aos critérios de segurança evidenciados.

Com o objetivo de descentralizar e capacitar, demos início ao Projeto de Desenvolvimento da Qualidade Rede D’Or São Luiz, convidando os colaboradores dos escritórios para participar de um processo de capacitação e os incluindo nas visitas técnicas em unidades que não caracterizem conflitos de interesse. Atualmente, 38 colaboradores já passaram pelo programa e sete fazem parte da equipe de avaliadores, aumentando a equipe de profissionais apta para realização de visitas técnicas e levando conhecimento para suas unidades de origem.

Com a implementação do Manual de Práticas Assistenciais Rede D'Or São Luiz, temos como meta avaliar as práticas assistenciais exercidas pelos hospitais da Rede D'Or São Luiz, garantindo o padrão mínimo de atendimento, qualidade técnica e identificando boas práticas

Para que os hospitais adquiridos tenham o mesmo padrão dos demais hospitais da Rede D’Or São Luiz, todos os entrantes passam por integração com a equipe de Qualidade Corporativa, quando são apresentadas as ações da diretoria de Qualidade Assistencial e as que serão desenvolvidas em conjunto para promover o cuidado centrado do paciente e garantir sua segurança.

A integração segue três etapas distintas: alinhamento das diretrizes, aplicação do check list de integração e visita técnica da equipe de qualidade assistencial corporativa para o diagnóstico organizacional.

Em 2021, realizamos a integração de 12 unidades hospitalares adquiridas: Balbino, Cárdio Pulmonar, Santa Emília, Nossa Senhora das Neves, Clim, Guaianases, Serra Mayor, Antônio Afonso, América, Biocor, Proncor e Novo Atibaia. Tivemos um aumento de 55% quando comparamos com 2020, quando integramos seis novas unidades.

A média do resultado da avaliação dos documentos obrigatórios dos hospitais entrantes foi de 54% de adequação ao check list.

D’Or Consultoria

Em 2015, criamos a D’Or Consultoria para oferecer gestão operacional, de risco e de saúde; consultoria, diagnóstico e avaliação de mercado, além de serviços de marketing e comunicação especializados em saúde e benefícios corporativos. Atualmente, é responsável pela administração de mais de R$ 3.5 bilhões em prêmios, 2.2 milhões de vidas e mais de 1.7 mil clientes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná.

A partir de uma tecnologia aplicada para a integração de todos os dados de saúde da empresa (assistencial, ocupacional, ambulatorial, medicamentoso e outros) e por meio de uma análise comportamental dos usuários, a D’Or Consultoria desenvolve programas personalizados de acordo com o perfil de cada cliente, com assertividade e proatividade. Por ser o único player do mercado realmente especializado no segmento, a D’Or Consultoria pode oferecer serviços de conteúdo que contribuem de forma efetiva para a educação e conscientização sobre a importância da prevenção, sempre de forma leve e personalizada. Além disso, os clientes contam com o acompanhamento e suporte dos times de Gestão de Saúde e Qualidade de Vida aos colaboradores.

Por meio da D’Or Soluções, os cuidados de gestão em saúde e segurança do trabalho são unificados. Uma equipe multidisciplinar, equipamentos de ponta e parceiros diferenciados garantem aos clientes a adequação às exigências e leis do Ministério do Trabalho. Há também a D’Or PME, que disponibiliza planos de saúde e/ou odontológicos para pequenas e médias empresas, com profissionais especializados e atendimento customizado. Para facilitar o acesso, um sistema único realiza e envia a cotação do plano de forma online e em poucos minutos.

Outros serviços oferecidos são os seguros individuais, com estrutura simples e preço acessível, e os seguros corporativos: Seguro Garantia (essencial para garantir obrigações assumidas com terceiros), Property & Casualty (garantia contra perdas, danos ou responsabilidades sobre patrimônios, objetos e até pessoas) e Financial Lines (proteção contra responsabilidades, fraudes, erros e omissões).

AceleraD’Or

Para promover a aceleração no processo de crescimento de corretoras parceiras, a D’Or Consultoria mantém o AceleraD’Or. É um programa diferenciado e inovador de aceleração de pequenas e médias corretoras de seguros e benefícios no mercado nacional. Somado a isso, o Programa AceleraD’Or de Mentoria, com primeira edição iniciada no último trimestre de 2021, angariou mais de 100 corretoras interessadas em serem aceleradas pela D’Or Consultoria. Dentre elas, dez foram selecionadas e passaram por todo o programa em 2022, levando orientação, crescimento, visibilidade, networking e toda a tecnologia que a D’Or Consultoria possui.

Faça download do relatório.
BAIXAR
Rede D’Or © 2022 - Todos os direitos reservados. Políticas de privacidade
designed by blendON
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram