Na Rede D`Or São Luiz acreditamos em uma relação transparente e positiva com nossos públicos como forma de contribuirmos para a construção de um Brasil melhor. Em 2021, seguimos com nosso propósito de investir em ações que possam contribuir para a promoção da saúde e a prevenção de doenças em nossos pacientes e, de forma mais ampla, nas comunidades impactadas pela nossa atuação.
Em meio à pandemia e ao crescente uso das ferramentas digitais, uma de nossas preocupações é garantir a acessibilidade de nossas aplicações para todos os públicos. Desde 2018, seguimos as diretrizes da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) para a maioria dos itens com criticidade A e AA, garantindo hoje um score médio de 79% de acessibilidade para nossas ferramentas.
Conscientes de nosso papel como referência na área de saúde e engajados na promoção da saúde, que inclui não apenas o tratamento da doença, mas também a prevenção, seguimos em 2021 realizando diversas campanhas públicas de conscientização.
Em nossos canais oficiais, incluindo o Spotify, lançado em 2021, abordamos temas como saúde do coração, urologia, ortopedia, outubro rosa (saúde da mulher), setembro amarelo (saúde mental), novembro azul (saúde do homem), higienização das mãos, aleitamento materno, entre outras de incentivo à vacinação e de orientação sobre o uso de máscaras.
A forma como nos relacionamos com todos os nossos públicos, em especial com os nossos pacientes, é o reflexo de tudo o que somos e acreditamos na Rede D’Or São Luiz. Construímos nossos relacionamentos com um olhar estratégico para cada um dos stakeholders, permitindo que a somatória dessas relações seja a base do bom desempenho dos nossos negócios. É isso o que nos permite levar aos nossos pacientes, que são a nossa razão de ser, o melhor atendimento médico, laboratorial e hospitalar, tecnologias e pesquisas de ponta e insumos de primeira linha em nossas unidades.
Todos os nossos clientes recebem uma pesquisa de satisfação no dia seguinte ao atendimento realizado nas unidades. Em 2021 foram 557 mil pesquisas respondidas. O NPS do serviço de SADT foi 74 enquanto dos nossos Centros Médicos foi 73.
Metas
Alcançar o índice de satisfação de 90% junto aos clientes em 2022;
Alcançar zona de excelência do NPS na performance de todos os hospitais até 2030.
A Rede D’Or São Luiz tem o compromisso de respeitar os direitos humanos de todos seus colaboradores, corpo clínico, pacientes, fornecedores, terceiros e sociedade. Em 2021, publicamos a nossa Política de Direitos Humanos, aplicável a todas as nossas unidades de negócios. O documento está alinhado com outras diretrizes já estabelecidas na Rede D’Or São Luiz, como o Código de Conduta, Política Anticorrupção, Política Ambiental, Política de Sustentabilidade e Política de Responsabilidade Social. É pautado em referências internacionais relacionadas a questões de direitos humanos, como o Pacto Global da ONU, do qual somos signatários desde 2020.
Os temas relacionados aos direitos humanos permeiam toda a nossa operação. No relacionamento com fornecedores, todos os contratos de prestação de serviços têm cláusulas específicas sobre o respeito ao meio ambiente e o combate ao trabalho escravo e infantil. Para nossos colaboradores, mantemos um Código de Conduta que garante os direitos em questões como o combate ao assédio moral e sexual e a existência de um canal de denúncias seguro e independente. Temos também investido cada vez mais em ações que promovam a Diversidade e Inclusão, combatendo fortemente qualquer tipo de discriminação. Em 2021, 2.550 profissionais foram treinados no tema, entre colaboradores próprios e terceiros, o que corresponde a 100% de todos os colaboradores da categoria de segurança física.
Consciente sobre a desgastante batalha que os colaboradores da instituição viveram durante o período de pandemia, o Hospital viValle realizou, em maio de 2021, a campanha “Uma Canção para Motivar”.
Trechos de músicas inspiradoras e especiais ganharam espaço no portal de acesso ao Hospital, em discos nos corredores e no refeitório, palco Uma canção para motivar (Hospital viValle) principal da ação. Nesse ambiente, as janelas foram adesivadas e os colaboradores puderam escrever mensagens e letras de músicas, ao som de músicas tocadas em uma caixa de som. A ação impactou quase que 100% dos 1.300 colaboradores e terceiros do Hospital viValle, na região de São José dos Campos (SP).
Para disseminar e consolidar as práticas entre nossos colaboradores, realizamos diversos treinamentos que abordam os temas relacionados aos direitos humanos, treinando um total de 2.550 profissionais no tema. Destaque para o lançamento de um curso EAD sobre Diversidade e Inclusão e o webinar em parceria com o Instituto Ethos sobre cidadania, direitos e responsabilidade social.
Entre os mecanismos adotados pela Diretoria de Riscos e Controles Internos para prevenção e mitigação dos impactos negativos relacionados ao respeito aos Direitos Humanos por parte das contratadas de segurança, estão o questionário de percepção, possibilitando uma leitura de como os terceiros reagem a situações adversas, bem como verificar possíveis violações. GRI 410-1
2.550
colaboradores
de segurança de empresas contratadas receberam o treinamento em direitos humanos.
Na Rede D’Or São Luiz nos relacionamos com nossos fornecedores por meio de uma Cadeia Integrada de Suprimentos, que engloba Planejamento de Demanda, Compras de Suprimentos Diretos, Compras de Suprimentos Indiretos e Logística. Para garantir qualidade técnica e assistencial, segurança, legalidade, condições comerciais competitivas e economicamente exequíveis para todas as nossas unidades hospitalares, há um monitoramento contínuo dos riscos potenciais de fornecimento ao negócio. As estratégias de fornecedores e materiais são avaliadas conjuntamente por um comitê técnico, formado por lideranças das áreas de suprimentos, médica e farmácia. Como retorno do rigor na avaliação desses riscos, nos últimos três anos não sofremos qualquer sansão judicial ou administrativa ligada à cadeia de fornecedores.
Atualmente, os principais critérios de escolha dos fornecedores da Rede são custos, qualidade, nível de serviços, com a incorporação gradativa de práticas de sustentabilidade. Os processos de cadastro de fornecedores, tanto de produtos quanto serviços, de acordo com o nível de risco estabelecido pela companhia, passam por uma avaliação de Compliance (due diligence de integridade), de forma a minimizar riscos.
Em 2021, conduzimos um processo de engajamento dos fornecedores para o tema ESG (Environmental, Social and Governance) de forma mais ampla, incluindo uma busca mais ativa por melhores práticas nos temas ambientais, sociais e de governança. Internamente, formamos um grupo de trabalho, com a participação das equipes de Serviços Corporativos. Sustentabilidade e Compliance, para mapeamento dos riscos potenciais existentes dentro de cada categoria de compras. Esses riscos, visando a identificação de impactos sociais, ambientais e de governança na cadeia de fornecedores, bem como no histórico de eventos ocorridos no mercado, foram mapeados considerando como metodologia de análise as principais diretrizes Global Reporting Initiative (GRI).
Estabelecemos então um processo piloto de avaliação dos nossos parceiros comerciais que nos permite a verificação de riscos - sociais, ambientais e de governança. Por meio de um questionário autodeclaratório com 41 perguntas, divididas nos três temas ESG, junto com um manual com orientações para as respostas.
Em outubro, realizamos um Workshop de Sensibilização em duas edições, uma para colaboradores (gerentes, supervisores e coordenadores da área de Compras) e outra para fornecedores. Nesses dois eventos, apresentamos os conceitos gerais necessários à compreensão da gestão ESG e fizemos uma breve abordagem sobre o diferencial, em termos de riscos e oportunidades envolvendo o tema. Em seguida, demonstramos sobre o método proposto para o processo de avaliação aplicável à cadeia de fornecedores, visando introduzir gradativamente as questões socioambientais.
A primeira avaliação piloto de fornecedores às boas práticas ESG priorizadas pela Companhia abrangeu como o público alvo: distribuidores de suprimentos diretos (medicamentos, descartáveis hospitalares, paramentação (EPIs), assepsia e nutrição) e fornecedores de suprimentos indiretos (prestadores de serviço das categorias de alimentação e refeição, portaria e vigilância e gerenciamento de resíduos).
Da amostra inicial priorizada no piloto de Avaliação ESG, obtivemos retorno de 55% dos fornecedores. A partir dos resultados obtidos construímos a metodologia que será adotada pela companhia já em 2022. Realizaremos fóruns informativos e de sensibilização prévios à aplicação da primeira Avaliação ESG oficial junto à nossa Cadeia de Fornecedores. Os resultados obtidos serão utilizados como base para elaboração de planos de ação e monitoramento através das áreas normativas corporativas, com o suporte das equipes de Sustentabilidade e de Compras.
Quanto ao processo de verificação de conformidade social e ambiental, a categoria de gerenciamento de resíduos, uma das mais críticas do ponto de vista ambiental, possui um modelo bem consolidado já há muitos anos.
A área normativa de Gerenciamento de Resíduos (Sustentabilidade Corporativa) com suporte da área de suprimentos indiretos e licenciamento, analisa as documentações técnicas específicas de cada natureza de contratação. Após homologação do fornecedor, a área de Sustentabilidade realiza auditorias in loco anuais para monitoramento. Em 2021, em razão da pandemia, limitamos as auditorias externas presenciais para BID.
A aquisição de enxovais produzidos com a tecnologia Eco Pet, que utiliza poliéster provido de garrafa PET, é uma realidade na Rede D’Or São Luiz. Desde 2020, por meio da aquisição de conjuntos privativos em tecidos mistos com fibras de poliéster reciclados, a empresas já retirou do meio ambiente cerca de 26.380 mil garrafas PET, sendo 10.580 somente em 2021, e contribuiu com a geração de emprego e renda para famílias cuja fonte de recursos é a reciclagem.
Esta iniciativa reforça o papel e contribuição da área de Suprimentos Indiretos, que está em busca constante das melhores práticas e inovações, entendendo a importância e responsabilidade das nossas escolhas frente ao mercado. A ação também contribui para a construção e sedimentação dos processos de compras sustentáveis na Rede. Além de reforçar a consciência ecológica e a responsabilidade socioambiental, o tecido ainda oferece características como maior resistência e durabilidade.
INVESTIMENTO SOCIOCULTURAL EM CARTEIRA*
R$ 75,78 milhões
Investimento considerado entre os anos de 2016-2021
INVESTIMENTO SOCIOCULTURAL EM 2021*
R$ 14,32 milhões
*com incentivos fiscais
Metas
Na Rede D’Or São Luiz buscamos o aperfeiçoamento constante para levar cada vez mais impactos positivos e qualidade de serviços para nossos públicos. Em Capital Social, as nossas principais metas para os próximos anos são: