A valorização da nossa gente é parte essencial da cultura da Rede D’Or São Luiz. Nosso comprometimento e dedicação no dia a dia nos permitem alcançar resultados cada vez melhores e cumprir o nosso propósito de cuidar das pessoas. Investimos na qualidade de vida e no desenvolvimento de nossas equipes, promovendo um ambiente de trabalho estimulante e saudável, alinhado às melhores práticas do mercado.
Em 2021, com a pandemia da Covid-19, enfrentamos mais um ano desafiador. Nossos esforços se voltaram ao suporte total às nossas equipes, com a priorização de cinco pilares:
Cuidando de nossos colaboradores e parceiros, principalmente dos que atuavam na linha de frente, fizemos o possível para que todos estivessem em segurança e com saúde física e emocional, e assim manter o alto padrão dos atendimentos em nossos hospitais.
Para que possamos ter um melhor direcionamento nas nossas ações de desenvolvimento de capital humano, em 2020 revisamos o nosso modelo de competências organizacionais e em 2021 trabalhamos com foco na sua disseminação e nos comportamentos esperados pelas lideranças e pessoas colaboradoras.
As competências organizacionais representam a nossa essência e estão alinhadas ao propósito e modelo de gestão da Rede D’Or São Luiz. Além disso, traduzem quais são os comportamentos que devem ser assumidos pelas lideranças e pessoas colaboradoras, que consequentemente geram resultados de alta performance.
O modelo de competências permeará toda a jornada do colaborador, desde o processo de recrutamento e seleção, passando pela integração, avaliação de competências, feedback, PDI, ações de treinamento e nos processos de carreira e desempenho profissional.
A avaliação de competências na Rede D’Or São Luiz acontece anualmente, e tem início todo mês de Fevereiro.
Para maior disseminação do modelo de competências e engajamento dos nossos colaboradores e lideranças, disponibilizamos na plataforma de educação digital – Portal Saber – um curso sobre as competências organizacionais. O objetivo é comunicar sobre os comportamentos esperados pelas nossas equipes para atuarem como protagonistas de seu desenvolvimento.
As competências são:
IDENTIFICAÇÃO COM A ORGANIZAÇÃO
Comprometimento e alinhamento com o propósito da organização.
ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE
Atua com excelência no atendimento ao cliente.
ADAPTAÇÃO A MUDANÇAS
Atuamos de maneira positiva nos momentos de mudanças e incertezas, nos adaptando de forma ágil e buscando o melhor de cada experiência.
COOPERAÇÃO
Construímos e incentivamos a colaboração, respeitando as diferenças, sendo empático e fortalecendo o espírito de equipe.
INICIATIVA E PLANEJAMENTO
Temos iniciativa e organização para uma atuação eficiente.
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Nos comunicamos de forma eficiente e nos relacionamos com empatia e acolhimento.
LIDERANÇA ENGAJADORA
Nossos líderes desenvolvem os colaboradores e a si mesmos, construindo equipes comprometidas.
OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS
Compreendemos o nosso negócio e nos responsabilizamos pela entrega de resultados.
Na Rede D’Or São Luiz, adotamos um Modelo de Competências com foco nos comportamentos organizacionais esperados para cada nível de cargo, em alinhamento com o nosso direcionamento estratégico, modelo de gestão, missão e valores.
Os colaboradores que estão há, no mínimo, três meses na Rede D’Or São Luiz (exceto estagiários, aprendizes e terceiros) passam periodicamente por uma Avaliação de Competências para identificarmos a adesão dos comportamentos em relação às competências técnicas e organizacionais mapeadas. Em 2021, desenvolvemos também um processo de contratação de novos colaboradores em alinhamento com as competências organizacionais.
Tivemos ainda outras melhorias no projeto, incluindo uma nova plataforma, mais ágil e acessível por computador ou mobile, a revisão das competências organizacionais para uma avaliação mais fluida, alteração na escala da avaliação com objetivo de alinhar à prática do mercado e ciclo anual, garantindo mais agilidade ao processo de desenvolvimento do profissional. Como resultado, a adesão à Avaliação foi de 99% dos nossos colaboradores.
Em relação aos investimentos em treinamento, oferecemos diversos programas em formato digitais no Portal Saber – plataforma de educação a distância. Entre eles estão a Trilha de colaboradores recém admitidos, trilha de Sustentabilidade, Programa de Desenvolvimento de Lideranças, cursos para colaboradores assistenciais, Compliance e webinars diversos. Além disso, em cada unidade assistencial, há uma célula de educação continuada que treina novos admitidos e administra reciclagem de conhecimento técnico. Na plataforma da Rede D’Or São Luiz também há uma seção onde é possível obter descontos em instituições diversas de ensino.
Em 2021, tivemos 1.035.876 horas em ações de treinamento e desenvolvimento, sendo que 20% representam os treinamentos a distância e 80% os treinamentos presencias. Apuramos mensalmente o Indicador de Homem Hora Treinamento, que nos mostra que mesmo diante de um ano desafiador, com pandemia, continuamos a investir na atualização e capacitação das pessoas colaboradoras e lideranças. Para ao próximo ano, pretendemos reportar a média de horas de capacitação discriminada por gênero e categoria funcional.
Horas de treinamento 2021
Na Rede D’Or São Luiz, acreditamos que o reconhecimento do potencial dos colaboradores pode vir de diferentes formas. Em uma ação de aproveitamento de sobras de tintas existentes no Hospital Esperança, em Recife (PE), o ascensorista Ireston Messias do Nascimento, foi escolhido para transformar o espaço de convivência com um mural em homenagem à cultura local, um retrato do carnaval de Olinda e seus bonecos gigantes.
O colaborador, que em seu tempo livre pinta e comercializa quadros, trabalha no Hospital Esperança desde 2009 e desenha desde os sete anos, por incentivo do pai.
A iniciativa foi do Comitê de Sustentabilidade do Hospital e deixou o ambiente mais acolhedor e alegre.
Compartilhado entre os profissionais para pausas de descanso, o Espaço de Convivência do Esperança conta com uma televisão, mesas, bancos e cadeiras para repouso. Além de agregar valor no espaço para os colaboradores, a iniciativa reduziu o impacto ambiental ao dar uso para sobras de tintas que iriam para descarte e contribuiu para estimular o engajamento de toda a Rede D’Or São Luiz na promoção de ações sustentáveis.
Encerramos 2021 com uma força de trabalho de 67.285 colaboradores próprios, incluindo as unidades recém-integradas à Rede D’Or São Luiz.
2019 | 2020 | |
---|---|---|
Norte | 20 | 19 |
Nordeste | 10.688 | 10.158 |
Centro Oeste | 4.241 | 4.003 |
Sudeste | 35.889 | 35.065 |
Sul | - | 786 |
Total | 50.838 | 50.031 |
1 - A diferença entre o total de colaborares por região e colaboradores da Rede D'Or São Luiz, se deve a contagem das unidades adquiridas em 2021.
2 - Para o próximo ano pretendemos reportar também o número de colaboradores por gênero em cada região.
Martha Savedra
Martha Savedra, advogada e médica com especialização em cardiologia, é um dos destaques entre as muitas Mulheres Fortes da Rede D’Or São Luiz.
Há 34 anos na Rede D’Or São Luiz. Ingressou em 1987 no Labs e participou da construção e inauguração do Hospital Rios D’Or, em 2009, e, desde 2018, é diretora executiva da Regional Oeste do Rio de Janeiro, uma das principais do estado e da operação da Rede D’Or São Luiz. Martha participou do processo de certificação nacional e internacional de cinco dos seis hospitais de sua regional e, em 2020, foi também a diretora responsável pelo Hospital de Campanha Parque dos Atletas.
Para nós, a diversidade na companhia contribui para a atração e retenção dos melhores talentos, impulsiona a criatividade e a inovação, desenvolve a flexibilidade organizacional e promove uma cultura inclusiva, fortalecendo a nossa marca.
A pesquisa de clima que realizamos anualmente confirma o quanto a diversidade é respeitada na Rede D’Or São Luiz. Quando questionadas se “as pessoas de qualquer idade, etnia, religião, cor, gênero e orientação sexual são tratadas da mesma forma na empresa”, nos dois últimos anos mantivemos a favorabilidade de 89%.
Questões como intolerância, discriminação e qualquer tipo de prática de assédio sempre foram tratadas pela Rede D’Or São Luiz por meio do Código de Conduta e pela disponibilidade aos colaboradores de um canal de denúncias. Buscando avançar nessa discussão, desde 2020 nos associamos ao Instituto Ethos, referência em sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil. Ao mesmo tempo, formamos um Comitê de Diversidade e Inclusão, composto por integrantes da alta gestão, incluindo o CEO da Rede D’Or São Luiz.
89%
dos colaboradores
nos últimos dois anos confirmaram o quanto a diversidade é respeitada na Rede D'Or São Luiz, ao responder a pesquisa de clima
Em 2021, nos orgulhamos do lançamento do programa de Diversidade e Inclusão, elaborado a partir de um diagnóstico realizado na Rede D’Or São Luiz e da nossa consciência acerca da importância da promoção de um ambiente diverso com valorização da pluralidade nas equipes. Ao longo do ano realizamos diversas ações, como campanhas de comunicação para conscientização dos colaboradores nos temas relacionados, aplicação de treinamentos para promover uma cultura inclusiva. Em nossa plataforma de experiência digital (Portal Saber), lançamos em agosto o curso de diversidade e inclusão, objetivando ampliar o conhecimento sobre o tema e impactamos mais de 5.600 pessoas, o que representa 10% do nosso quadro de colaboradores.
A diversidade na Rede D’Or é essencial e tem sido priorizada no momento da seleção e entrada de nossos colaboradores. Por esse motivo, realizamos o mapeamento de nosso processo de recrutamento e seleção com o objetivo de minimizar as barreiras e vieses para a entrada da diversidade em nossa instituição.
O nosso compromisso para que a Rede D’Or São Luiz seja cada vez mais inclusiva envolve também um processo de transformação digital, que estamos implementando desde 2018. Uma de nossas preocupações está em garantir a acessibilidade de nossas aplicações para todos os públicos. Para tanto, atendemos as diretrizes de WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) na maioria dos itens com criticidade A e AA, o que confere às nossas aplicações um score médio de 79% de acessibilidade, e estamos investindo continuamente para o atendimento dos demais itens de criticidade, incluindo quesitos voltados ao espectro de autismo.
Abaixo de 30 anos
Categoria funcional | 2019 | 2020 | 2021 | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |
Diretor | - | - | - | - | - | - |
Gerência | 1 | - | 1 | 1 | 3 | - |
Supervisor | 39 | 73 | 49 | 101 | 42 | 77 |
Profissional | 684 | 2.347 | 603 | 2.103 | 558 | 2.005 |
Operacional | 2.949 | 4.870 | 2.910 | 4.789 | 3.445 | 5.872 |
Técnico | 874 | 3.595 | 962 | 3.755 | 1.224 | 4.697 |
Entre 30 e 50 anos
Categoria funcional | 2019 | 2020 | 2021 | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |
Diretor | 20 | 3 | 19 | 3 | 22 | 16 |
Gerência | 36 | 86 | 42 | 88 | 54 | 113 |
Supervisor | 413 | 852 | 441 | 867 | 530 | 1.079 |
Profissional | 1.553 | 5.829 | 1.479 | 5.509 | 2.064 | 7.617 |
Operacional | 3.268 | 6.995 | 3.052 | 6.566 | 4.011 | 8.166 |
Técnico | 2.432 | 9.812 | 2.447 | 9.074 | 3.116 | 12.257 |
Acima de 50 anos
Categoria funcional | 2019 | 2020 | 2021 | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |
Diretor | 16 | 13 | 16 | 12 | 36 | 16 |
Gerência | 7 | 20 | 7 | 23 | 16 | 34 |
Supervisor | 60 | 115 | 57 | 125 | 107 | 189 |
Profissional | 127 | 351 | 132 | 389 | 213 | 695 |
Operacional | 684 | 1.452 | 715 | 1.526 | 980 | 2.079 |
Técnico | 221 | 1.041 | 245 | 1.137 | 443 | 1.927 |
Pessoa com Deficiência (PcD)
Categoria funcional | 2019 | 2020 | 2021 | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |
Diretor | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Gerência | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Supervisor | 2 | 2 | 1 | 3 | 3 | 6 |
Profissional | 15 | 18 | 8 | 13 | 18 | 33 |
Operacional | 279 | 287 | 241 | 237 | 320 | 326 |
Técnico | 21 | 50 | 19 | 37 | 33 | 77 |
Proporção entre o salário-base e a remuneração recebidos pelas mulheres e aqueles recebidos pelos homens | Nível
Equidade salarial | 2019 | 2020 | 2021 |
---|---|---|---|
Diretor | 2% | 2% | 2% |
Gerência | 2% | 2% | 2% |
Supervisor | 9% | 9% | 9% |
Profissional | 33% | 32% | 24% |
Operacional | 25% | 25% | 34% |
Técnico | 30% | 30% | 30% |
Discriminação
Em 2021, foram reportados no canal de denúncias 37 casos classificados com a tipologia de discriminação, os quais foram apurados e, quando aplicável, aplicadas as medidas cabíveis.
Número total de casos de discriminação | |
---|---|
2019 | 8 |
2020 | 17 |
2021 | 37 |
Na Rede D’Or São Luiz, a promoção da saúde e a saúde e segurança ocupacional de nossos colaboradores diretos e indiretos e a prevenção de acidentes e incidentes do trabalho fazem parte de nossas prioridades mais relevantes.
Para tanto, a empresa mantém um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional - S&SO, baseado nas diretrizes das Normas Regulamentadoras da portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho, bem como em toda legislação e normas técnicas específicas sobre a matéria de saúde e segurança do trabalho (Ocupacional). Até 2018, esse sistema de gestão era gerenciado isoladamente pelas equipes de SESMT (S&SO) ligadas à área de recursos humanos (Diretoria) de cada unidade.
Em 2019 foi criada dentro da Diretoria Executiva de Recursos Humanos a área de S&SO Matricial e, em 2021, uma gerência corporativa matricial de S&SO, que permanece dentro da estrutura da Diretoria Executiva de Recursos Humanos da empresa. Esta nova gerência foi concebida para ser liderada por um executivo especializado em saúde e segurança ocupacional, integralizando assim as áreas de S&SO de todas as unidades.
Com a criação desta gerência, foi redimensionada uma equipe corporativa matricial multidisciplinar formada por médicos e enfermeiros do trabalho, engenheiros de segurança, coordenadores e analistas especializados.
Com a ação, a Rede D’Or São Luiz demonstra os esforços para a melhoria contínua do sistema de gestão de S&SO e o comprometimento em manter alto desempenho de saúde e segurança ocupacional, proporcionando mais engajamento e visibilidade aos colaboradores em geral e para alta gestão do negócio.
Finalizamos a implementação de uma plataforma de monitoramento verificação de conformidade das obrigações legais relacionadas à Saúde e Segurança, contribuindo para a mitigação das vulnerabilidades durante a operação dos processos e procedimentos.